Postagens populares

9 de julho de 2011

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA


ESCOLA MUNICIPAL PE DR JOÃO SCOTTI DE EF
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA_3º ANO_ Julho/11
ALUNO(A):_____________________________

1)    Leia a receita abaixo

CREME DE ABACATE
Ingredientes:

 1 abacate pequeno.
 1 xícara de chá de leite frio.
 3 colheres de açúcar.

Modo de fazer:
 Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com uma colher, separe toda a polpa e coloque-a no liquidificador.
 Acrescente o leite e o açúcar e bata tudo até ficar bem cremoso.
 Despeje o creme em uma tigela e leve-o à geladeira por uma hora.
 Se quiser, coloque raspas de limão sobre o creme no momento de servi-lo.

Rendimento: 2 porções.

 Agora, responda as questões:
a) Qual é o principal ingrediente da receita do creme? Explique como você concluiu isso.
__________________________________________

b) A receita que você leu está dividida em três partes. Que partes são essas?
__________________________________________

c) A receita informa que o rendimento é para duas pessoas. Se você quisesse fazer essa mesma receita para seis pessoas, de quantos abacates precisaria?
__________________________________________

d)Na sua opinião, que ingrediente pode ser acrescentado ao creme e que não consta na lista ?
__________________________________________

2)     Assinale a opção que apresenta uma característica de receita culinária.

( ) Ensinar alguém a preparar alguma coisa para comer.
( ) Contar uma história infantil.
( ) Expressar seu apetite por algum alimento.

3)    Numere as etapas de acordo com a ordem em que o creme foi preparado.
( ) Bata tudo até ficar cremoso.
( ) Corte o abacate e retire o caroço.
( ) Antes de servi-lo coloque raspas de limão.
( ) Coloque o creme na geladeira.

4)    Olhe o calendário. 

MÊS DE NOVEMBRO 
D
S
T
Q
Q
S
S     





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Responda:

 a) Quantos dias têm o mês de novembro?_____

b)  O último domingo de novembro que dia será? ____

5)     Leia a tirinha abaixo:
 
a) Assinale com um (X) a afirmativa certa:
Quando o cachorro Bidu pediu a patinha da cachorrinha em casamento, ele queria:
( ) ganhar o animal : pata.
( ) que o pai da cachorrinha permitisse que a filha se casasse com ele.

b) Reveja o segundo quadrinho da história e responda:
O pai da cachorrinha entendeu o que Bidu queria? Explique.
___________________________________

6)     Leia as palavras abaixo:

freguês – lápis – ônibus
                                                               xadrez – nariz - luz
 Agora, assinale a opção correta.
a)    O som da letra final das palavras dos dois grupos é:  
(   ) igual           (    ) diferente
     
      b) Qual é o som que essas letras representam? 
          (   ) som de s (    ) som de z

7)    Leia o poema:

A pata de três patas
Vi uma pata
com três patas...
__ É sensacional!
__ Não posso acreditar!
__ A maior das maravilhas!
Acho muito natural:
o que tem de anormal
uma pata passear
com as suas três filhas?
Rema, rimar, de Teresa Noronha, Scipione.

O que as palavras destacadas têm em comum?
______________________________________

8) Releia o poema acina e  pinte as palavras de acordo com a legenda:

  • De Vermelho – um substantivo comum.
  • De azul – uma palavra no plural.
  • De verde  - uma frase exclamativa.
  • De azul claro – uma frase interrogativa.
  • De amarelo –  o feminino de filhos.
  • De laranja – o sinal de reticências.
 
9)    Veja a tabela e responda:
EQUIPES
PROVAS DA GINCANA

Corrida com saco
Corrida com obstáculos
Cantar
Céu
30 pontos
X
55 pontos
Mar
27 pontos
12 pontos
41 pontos
Terra
50 pontos
18 pontos
20 pontos

a) Que equipe ficou em primeiro lugar na corrida do saco?_____
b) Quem ficou em segundo lugar na prova cantar?______
c) Qual equipe não alcançou pontos na corrida de obstáculos?_____


10)    Leia a tirinha abaixo:

ERA UMA VEZ...

Marque a opção correta:
O que a expressão “Era uma vez”, título da tirinha faz você lembrar?

(   ) carta                       (   ) receita                    (   ) história infantil

11) Observe esta página do dicionário:


 Agora, responda:

a) Porque a palavra "ajudar" vem escrita antes da palavra "alagar"?


















12) Leia o quadrinho abaixo:




Encontre dois pronomes pessoais que aparecem na fala e copie-os:
____________






13)Leia a carta a seguir:


São Paulo, 16 de março de 2010

            Querida Cecília,
            Estou escrevendo para saber se você está bem.
            Meus pais me contaram que você ganhou a bicicleta que tanto queria e fiquei feliz por isso, mas fiquei triste por não ter ido ao seu aniversário.
            Aqui muita coisa mudou. Meu irmãozinho Caio nasceu e não estou mais com ciúme dele.
            Ele é muito bonitinho e gosta muito de mim.
            Na escola minhas notas estão ótimas, e a professora sempre elogiou minhas lições Vê se manda uma cartinha para mim contando as novidades, pois estou com muuuuuuuuita saudade!!!
                                         Beijos da sua amiga.
                                                                          Melissa.
Agora, responda as questões:

a) Quem recebeu a carta?___________
b) Quem é que mandou a carta?___________
c) Em que data essa carta foi escrita?__________


14) Assinale a sequência de palavras que está em ordem alfabética:

(   ) azul-cinza-branco-roxo.
(   ) perigoso-tijolo-viagem-janela.
(   ) roupa-sapato-tesouro-uvas.
(   ) helicóptero-índio-blusa-xícara.


15) Observe os símbolos e marque a frase correspondente:

   
) Proibido fumar.        
(  ) Proibido estacionar.  
(  ) Não compre cigarros. 


(   ) Proibido cantar.      
(   ) Proibido dançar.        
(   ) Proibido buzinar.


 (   ) Banheiro feminino. 
 (   ) Banheiro masculino.  
 (   ) Proibido a entrada de homens.




16) Leia o texto abaixo.   
                                       
Mãos à água!

Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.
(Revista CHC 176 :: Janeiro/ Fevereiro de 2007 Adriana Bonomo e José Marcos Cunha)

No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elas refere-se a

a) [   ]  águas.  b) [   ]  bocas. c) [   ]  mãos. d) [    ] refeições.

17) Leia o texto abaixo e responda às questões.

Raiozinho de sol

Um raiozinho fugiu do sol e ficou escondido. Ele queria ver o que acontecia no floresta quando acabava o dia.
Dentro da noite, o raiozinho parecia um sol. Por isso os passarinhos não foram para os ninhos, as abelhas zumbiam sobre as flores e as formigas carregavam os alimentos. Eles diziam cansados: Que dia comprido! Não tem fim!
Quando amanheceu de verdade, as aves dormiam fora dos ninhos, as abelhas, fora da colmeia e as formigas, no caminho do formigueiro.
O raiozinho viu que sua curiosidade havia atrapalhado a vida na floresta, não deixando os bichinhos descansarem. Arrependido, voltou para o seu pai sol.

SOUZA. Isa Ramos de Azevedo Pequenos contos para gente pequena, vol. 2. São Paulo: Ed. do Brasil.

Marque um X na resposta correta:

Na história, os passarinhos não foram para os ninhos porque o raiozinho de sol
(  ) escondeu-se do sol.   (  ) era muito curioso  
(  ) iluminou a noite.          (   ) queria ser o sol.

De acordo com a história, o "raiozinho de sol" era
(  ) inteligente.                      (  ) brincalhão.                   
(  ) teimoso.                         (  ) curioso.

O nome da personagem no diminutivo (raiozinho) indica que o raio de sol era
(  ) pequeno.             (  ) curioso.               
(  ) querido.               (  )  importante.


18) Há muitos e muitos anos, viveu em casal de reis cuja maior tristeza era não ter filhos. Não passava um só dia sem que suspirassem:
- Ah! Se tivéssemos um herdeiro...
Uma vez, quando a rainha banhava-se na lagoa do parque real, suspirando assim, uma rã saltou para a margem e disse:
- Alegre-se, Majestade. Quando a primavera chegar, terá uma filha!

Grimm, Jacob e Grimm, Wilhelm. A Bela Adormecida. São Paulo: Ática, 1992 (Fragmento)

Risque o quadrinho que mostra quando a história aconteceu.
[    ] Em um só dia.
[    ] Há muitos e muitos anos.
[    ] Na primavera.
[    ] No outono.

19) Leia o texto:
Tubarão-lixa

            O tubarão-lixa é uma espécie muito sedentária, permanecendo imóvel horas no fundo do mar até voltar à atividade. Ele alimenta-se de peixes, crustáceos, ouriços e lulas. O tubarão-lixa não é um animal agressivo, mas é melhor não incomodá-lo. Mede até 4 metros e pode chegar a 400 quilos.
Risque o quadrinho que mostra quem é ELE no texto.
[    ] Crustáceo
[    ] Ouriço
[    ] Peixe
[    ] Tubarão-lixa

20) Leia este trecho e responda a questão abaixo.
            “__ Bom…Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando?”

As reticências no final da frase indica
(      ) que a frase terminou.            
(     ) uma pequena pausa na fala.  
(     ) que a formiga não se lembra mais de nada.  
(     ) que a formiga vai fazer uma pergunta.

Um comentário: