Postagens populares

15 de agosto de 2010

O que é hipertexto?

 Atividade 2.2

                          Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Embora alguns autores julguem desnecessário, acredito ser razoável indagar-se sobre a presença do hipertexto no domínio das atividades escolares, particularmente no que se refere às práticas da escrita. Imagino, inclusive, que podemos tomar o hipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino. Pois, tal como observam Cynthia Selfe e Susan Hilligoss (1994, p. 1), o computador mudou nossa maneira de ler, construir e interpretar textos e mostrou que não há formas naturais de produção textual e leitura (p. 5). Trata-se de um caso importante para se analisar como tecnologia e cultura interagem deforma sistemática e significativa para interferir nas práticas de escrita. (Luiz Antônio Marcuschi)O hipertexto e as práticas de letramento na escola

                    Achei interessante a colocação do autor, a atuação do educador frente às novas maneiras de ensinar devem estar incorporadas as tecnologias de acesso, e as aulas se tornam bem mais interessantes quando o novo é testado, a busca pela pesquisa no computador por exemplo favorece à motivação, e a navegação acontece pela curiosidade de explorar o ambiente virtual, o mesmo se dá ao produzir textos.

Navegação à deriva

         Atividade 2.1 - Navegar à deriva

                    É como sair sem rumo, sem destino, você embarca nos sites, e estes buscam outros, tanta experiência, tanto conhecimento soltos pelas páginas da internet, o tempo parece estacionar , e lá no meio da navegação, você imagina quantas informações o cérebro já processou, impressionante que a gente não dá importância aos endereços. E quando precisa deles, cadê...nem se pode imaginar em qual parada estes se apresentaram.
                 É muito prazeroso ficar assim balançando neste mar de conhecimento.

Professores Aprendizes...

                   Enquanto professores comprometidos com a tarefa de orientar e facilitar a aprendizagem devemos vencer as limitações de nossa formação e lidar com a tecnologia multimídia como aprendizes desejosos de descobrir e transformar as informações, indicar novas possibilidades e, sobretudo, redescobrir o prazer de aprender algo que será extremamente útil e necessário aos alunos.