Postagens populares

27 de outubro de 2010

Trocando o que conheceu


AVALIAÇÕES DE PRODUTOS MULTIMÍDIA
Todo trabalho em grupo, quando bem planejado e direcionado com responsabilidade e clareza de objetivos, proporciona crescimento a quem participa. Através desta atividade coletiva, pudemos entrar em contato com excelentes sugestões. Algumas destas, estão listadas abaixo:


             Dos sites visitados apreciei os vídeos acima citados com o intuito de levar para a sala de aula uma maneira diferente, motivadora e prazerosa para se trabalhar a produção escrita explorando também as áreas perceptivas da criança.

Através desta pesquisa, pudemos encontrar muitos vídeos e sugestões interessantes. São muitas possibilidades e por isso, precisamos saber exatamente o que estamos procurando para não perder tempo. Trabalho com o Ensino Fundamental I, então meu foco foram os vídeos que pudessem ser utilizados no trabalho com as crianças que tem entre 6 e 11 anos de idade. Para essa faixa etária encontrei vídeos bem atrativos, como o “Amigão Zão”, um vídeo encontrado no Porta Curtas  que dura apenas um minuto e, através do qual podemos trabalhar com nossos alunos uma animação sem voz, sem texto, com um roteiro perfeito, que consegue expressar o melhor da amizade em cenas corriqueiras,  em gestos puros e sentimentos como companheirismo, cumplicidade e sensibilidade. Como este, outros sites também trazem muitas e boas idéias. São eles:
Ø  O Cineduc – Cinema e Educação, cuja  preocupação é de dar às crianças e jovens a possibilidade de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica, usados pelos cineastas para realizar suas obras. Desta maneira, criam-se platéias críticas, que não recebem passivamente os valores difundidos pelo cinema e pela televisão.

Ø  A Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Ø  O "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos. Neste endereço podemos encontrar obras como: A bruxa e o caldeirão, de José Leon Machado e A borboleta azul, de Lenira Almeida Heck, para trabalhar a leitura com as crianças.

Ø  Abaixo estão relacionados os endereços pesquisados:

Ilda Cristina e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário